Iluminação para Espaços Industriais

A atividade Industrial é um dos importantes contributos para a economia nacional. Toda a melhoria empresarial, seja de fator humano, social ou de equipamentos tem como resultado direto ou indireto o aumento de produtividade.

A Lightenjin como indústria de iluminação assente no estudo de sistemas de iluminação natural e artificial, trabalha para alcançar continuamente soluções dinâmicas e tecnologicamente avançadas que se traduzem como mais-valias diretas para os utilizadores e para os gestores

Gyrus

Iluminação industrial de Excelência

Com uma forma geométrica compacta e robusta e disponível em dois tamanhos, enquadra-se facilmente em pavilhões industriais e desportivos. Este produto está equipado com LEDs de elevada eficiência, o que permite obter custos de exploração baixos sem comprometer a qualidade da iluminação.

Diferentes indústrias. Diferentes Requisitos.

Indústria Alimentar
A iluminação na indústria alimentar está sujeita a diretrizes rigorosas em relação ao design e qualidade do produto:
– O design do produto deverá prevenir que existam partes que eventualmente possam cair ou desprender-se da luminária (IK elevado);
– As diretrizes de higiene, estipulam que qualquer acumulação de pó deverá ser facilmente removida;
– O IP da luminária deverá ser elevado, de modo a estar apta a zonas húmidas, frias e quentes. Os materiais usados devem ser resistentes a agentes químicos de limpeza;
– O nível de iluminação deve ser adequado à inspeção nas diferentes fases de fabrico.

Indústria Automóvel
As condições de iluminação na indústria automóvel são bastante específicas. Entre muitas outras questões há que assegurar:
– A iluminação direcionada ao posto de trabalho complementar à iluminação geral;
– Localização das luminárias lateralmente à linha de montagem;
– Controlo de encandeamento;
– Eliminar zonas de claro e escuro decorrentes da reflecção para evitar erros no trabalho e fadiga dos funcionários;
– Minimizar todas as reflecções de luz;
– Iluminação específica para controlo de qualidade, com elevada quantidade de luz (≥ 1000 lux) ou luz separada por cores.

Indústria Química / Indústria Farmacêutica
Um laboratório é uma área geográfica delimitada e isolada na qual o número de partículas ou germes no ar é mantido o mais baixo possível. O objetivo é evitar influências indesejadas sobre a produção e pessoas.
Para além de ser muito importante garantir um excelente nível de iluminação para uma correta análise visual, as luminárias devem cumprir os seguintes requisitos:
– Alta resistência química, especialmente contra agentes de limpeza e desinfeção;
– Resistente à água e à prova de poeira (≥IP65);
– Emissões de partículas muito baixas ou nulas;
– Superfície plana que evite a acumulação de partículas e germes;
– Materiais biologicamente resistentes.

Zona com Risco de Explosão
Dentro da indústria é comum existirem zonas potencialmente explosivas. A codificação ATEX, classifica o risco de explosão dos espaços, e classifica os aparelhos elétricos a serem usados de acordo com o risco de explosão da zona de aplicação.
As zonas com gases e vapores inflamáveis estão divididas em 3: ZONA 0 (> risco); ZONA 1; ZONA 2 (< risco);
As zonas com névoas ou poeiras e fibras combustíveis estão também divididas em 3: ZONA 20 (< risco); ZONA 21; ZONA 22 (> risco); A classificação resulta da combinação cruzada de ambas as classificações.
Indústrias como a petroquímica, alimentar, refinarias de açúcar, moagens, farmacêutica, adubos, têxtil, transformação de madeiras, papel e celulose entre tantas outras, são suscetíveis de criar ambientes com gases, vapores, névoas ou poeiras e fibras combustíveis.
Os níveis de risco de explosão são vários, para que os aparelhos de iluminação sejam adequados aos riscos os espaços têm de estar classificados.

Análise de Consumos

Pavilhão Industrial
Após a monitorização e posterior análise a tomada de decisão é inevitável.
Na indústria, existem vários fatores passíveis de uma gestão mais eficaz e a iluminação é um desses.
Como apoio à tomada de decisão é importante o ensaio comparativo entre instalação existente por novas soluções.
Como exemplo de instalação industrial foi criado um exercício que apresenta uma instalação existente, a sua substituição utilizando os pontos de luz existentes e uma nova solução para uma nova instalação resultante de um projeto de luminotecnia realizado de raiz sem os constrangimentos dos pontos de luz.
Os três projetos apresentados representam o mesmo pavilhão industrial.

Resultados

Zona de Produção & Expedição de Mercadorias (interior)

  • GYRUS M

    , , , ,
    O equipamento Gyrus foi desenvolvido com uma forma geométrica compacta e robusta, disponível em dois tamanhos,
    enquadrando-se facilmente em pavilhões industriais e desportivos. Este produto está equipado com LEDs de elevada eficiência, o que permite obter custos de exploração baixos sem comprometer a qualidade da iluminação
    .

     

  • CITHARA XL

    , , ,
    A família Cithara foi desenhada para oferecer uma vasta gama de soluções de varrimento de fachadas, tetos, iluminação de parques desportivos e estacionamento, em zonas privadas, públicas e comerciais, combinando elevados níveis de fluxo luminoso, eficiência energética e desempenho com um custo competitivo. A sua forma é simples e elegante, o que permite um enquadramento discreto em qualquer espaço.

     

  • MULTIS

    , , , ,
    A família Multis foi desenvolvida de forma modular o que permite obter potências lumínicas equivalentes às lâmpadas de descarga de alta intensidade (500/1000W), adaptar a curva fotométrica através de uma vasta gama de lentes e incorporar sistemas de regulação de fluxo para uma maior poupança energética. Esta modularidade torna o produto bastante versátil e competitivo.

     

  • STAGNUM LED II

    , , , ,
    O equipamento Stagnum é uma armadura estanque para montagem saliente com três tamanhos e configurações, diferindo na sua potência lumínica. Os materiais utilizados na construção deste equipamento permitem uma excelente resistência aos elementos. A sua elevada eficiência energética conjugada com os materiais de elevada qualidade, tornam este produto uma solução de iluminação bastante competitiva e de elevado valor acrescentado.

     

Outras Zonas

Estacionamento

               

para mais zonas de aplicação consultar o folheto [link]

Algumas Obras de Referência

UARTRONICA

PLASTAR

PLASTAR

HFA

HFA

ver mais +

Brochura "Iluminação Industrial"

Gama de produtos para iluminação industrial e todos os espaços relacionados.
Faça download do pdf.

Tem um projecto industrial?