Igreja Histórica de Évora ganha Prémio de Reabilitação Urbana
A Igreja de S. Francisco foi distinguida com o Prémio IHRU 2016, na categoria de “Reabilitação de Edifício”.
Classificado como monumento nacional, o edifício data de 1224. Do convento inicial quase nada se conhece, por força das modificações que lhe foram introduzidas no final da Idade Média. Mais tarde, as crónicas históricas revelam a reconstrução do edifício no início do século XV, adoptando a denominação de Igreja de São Francisco, como é conhecida hoje.
No seu interior, está localizada a célebre Capela dos Ossos, completamente forrada por milhares de ossadas humanas recolhidas dos antigos cemitérios da cidade.
Esta igreja é um dos mais importantes centros religiosos da cidade de Évora. Após as obras de recuperação e requalificação (um investimento que chegou aos 4,2 milhões de euros e que contou com o apoio de dinheiros comunitários) o monumento está de “cara lavada”, desde há cerca de um ano, altura em que reabriu ao culto.
A Lightenjin teve o privilégio de ser a entidade parceira no que respeita à iluminação destes espaços, utilizando exclusivamente tecnologia LED.
Foram desenhadas várias luminárias à medida (Taupa, Evora, Slice, Tuled, Handled), em estreita colaboração com o Arquiteto Adalberto Dias que colocou todo o seu know-how e elegância na elaboração destas peças únicas.
O sucesso desta obra é o resultado do empenho e dedicação de todas as pessoas envolvidas neste projeto.
Autoria das Imagens: Manuel Ribeiro