Lightenjin promove redução de emissão de CO2 no sector do retalho
A sustentabilidade energética desempenha um papel crucial na atualidade. Sendo a iluminação, um setor que contribui consideravelmente para o consumo de energia elétrica, é imperativo que a tecnologia de iluminação baseada em tecnologia fluorescente (tecnologia convencional utilizada) sofra uma importante evolução do ponto de vista de eficiência energética e migre para tecnologia mais eficiente e económica- tecnologia LED.
A Lightenjin como Indústria de iluminação atua neste sentido. No sector do retalho, substituiu no primeiro semestre de 2017, mais de 19.000 luminárias, promovendo a redução de potência instalada 1.475 kWh (de 2.453kWh para 998kWh), O consumo diário (14 horas de utilização diária) foi reduzido para 20,65 MWh e o anual (362 dias) em 7,48 GWh.
Com esta intervenção foi possível obter uma poupança direta de 598.000.00 €/ano não contando com custos de manutenção e redução de carga térmica. O projeto permitiu assim, tornar os espaços comerciais mais amigas do ambiente, obtendo-se uma redução de emissão de CO2 em torno de 757 tons de CO2/ano. Atualmente as luminárias possuem mais de 20.000 horas de funcionamento que vem demonstrar a maturidade de tecnologia e solução com retorno de investimento inferior a dois anos.