26 Jan

2022

26 Jan 2022

O Estudo Luminotécnico e a sua importância

Todos já sentimos que um dado espaço tinha pouca ou muita luz, ou até mesmo que a iluminação causava desconforto ao ponto de se tornar desagradável, podendo, no limite, interferir com a nossa acuidade visual e bem-estar momentâneos.
Estas, são algumas das consequências – as mais imediatas apenas – de um mau projeto de iluminação, que podem ser evitadas se o mesmo for apoiado e orientado com um estudo luminotécnico criterioso, elaborado por um técnico da área.

Os estudos luminotécnicos, também designados por estudos de iluminação, garantem que a iluminação de uma área de ambiente exterior ou interior, seja confortável, adequada e eficiente para a realização das tarefas projetadas para aquele espaço. 

A elaboração de estudos luminotécnicos permite:

  • Determinar o número de luminárias adequado para obter a quantidade de luz necessária para um dado espaço;
    • A escolha do valor de iluminância (quantidade de luz que chega a um dado plano, proveniente das luminárias do espaço que está a ser calculado) deve basear-se no que é proposto como recomendado na norma EN 12464. Valores de iluminação corretos num espaço são muito importantes: iluminação em excesso significa gastos extra em energia, iluminação em défice dificulta a realização de tarefas, causando ambos desconforto, mal-estar geral, podendo causar problemas na visão, dores de cabeça e cansaço geral do utilizador.
      .
  • Analisar a melhor distribuição das luminárias no espaço;
    • De acordo com a configuração do espaço, as tarefas que estão previstas para o mesmo e a localização do mobiliário, é possível, durante a realização do estudo luminotécnico, distribuir as luminárias de modo a obter a iluminação pretendida.
      .
  • Determinar se uma dada solução de iluminação é ou não desconfortável na ótica do utilizador;
    • Ao realizar o estudo luminotécnico é possível analisar se uma dada distribuição de luminárias provoca a sensação de encandeamento ou desconforto visual ao utilizador. Caso esta condição se confirme, facilmente é possível simular uma outra solução com outro tipo de luminária, que permita melhores resultados ao nível do conforto.
      .
  • Personalizar os ambientes de acordo com a arquitetura do espaço e as necessidades do cliente;
    • Cada espaço tem uma configuração determinada pela sua arquitetura, no qual está prevista uma determinada atividade. Contudo, o cliente pode apresentar especificações e necessidades que podem implicar a personalização da sua iluminação, o que implica um estudo dedicado a cada caso.
      .
  • No cálculo luminotécnico é possível simular diversos cenários para um mesmo espaço, de modo que o cliente possa optar:
    • pela solução energeticamente mais eficiente e mais económica
    • pela solução que lhe agrade esteticamente, ou se enquadre melhor no seu modus vivendi.