o papel da Luz na Horticultura
A luz desempenha um papel fundamental na sobrevivência das plantas, contribuindo para a conversão de água e dióxido de carbono em açúcares essenciais para seu crescimento e manutenção.
Vários estudos indicam que diferentes comprimentos de onda da luz podem ativar mecanismos distintos nas plantas, resultando em respostas específicas e desejáveis, dependendo do objetivo almejado.
Por exemplo, se o objetivo for obter plantas com porte reduzido, o que pode ser interessante para produtores em larga escala ou para ambientes fechados, a luz azul pode ser útil, uma vez que ativa menos cloroplastos e estimula mecanismos que produzem diferentes metabólitos secundários, muitos deles benéficos para a saúde humana. Isso pode resultar em plantas com maior qualidade nutricional e maior tempo de vida útil.
No entanto, é importante lembrar que a utilização de um único comprimento de onda pode levar a deficiências nutricionais nas plantas e reduzir sua sobrevivência. Por isso, é recomendável utilizar o espectro completo de luz, mas criando receitas específicas para cada tipo de planta, maximizando assim a eficiência e reduzindo os custos energéticos.
Além disso, outros fatores, como a intensidade luminosa e o fotoperíodo, também devem ser levados em consideração ao controlar o crescimento das plantas.
A LIGHTENJIN apostou no estudo de fórmulas para obter plantas nutritivas e atraentes, beneficiando tanto os produtores quanto os consumidores, com controle de custos energéticos e redução de desperdício de alimentos.
Consulte a brochura neste link.