Horticultura
Iluminação & Horticultura
Ao longo destes últimos anos tem-se vindo a notar um crescimento demográfico acentuado no meio urbano. A consequência é óbvia… Não será possível alimentar todas estas pessoas e megacidades com recurso à agricultura convencional!
Para saciá-las, seria necessário duplicar, se não triplicar, a produção agrícola nas próximas décadas. Será tal objectivo tangível, atendendo aos parcos recursos do nosso planeta?
É então urgente aumentar significativamente a produção de alimentos, de forma sustentável, eficiente e rentável.
É necessário encontrar alternativas, e estas passam pela redução temporal do ciclo de crescimento dos alimentos optimizando a sua produção tanto quantitativa como qualitativamente.
É aqui que entra a iluminação artificial LED, especialmente concebida para a Horticultura.
A versatilidade e o controlo direcionado das diversas abordagens de iluminação permitirão de forma eficaz assegurar as necessidades energéticas das plantas, a eficiência do crescimento das hortícolas, a diminuição de custos associados ao transporte, e muito importante, assegurar alimento independentemente da estação do ano, sem nos sujeitarmos a produtos nefastos à saúde humana.
Com a otimização das condições de crescimento, o produto poderá ser obtido de forma mais rápida não colocando em causa a sua boa qualidade.
Enquanto que o Sol disponibiliza comprimentos de onda que vão desde 250 a 2500nm, a iluminação fornece apenas os comprimentos que são eficientemente absorvidos pela planta, nomeadamente na região do azul (450nm) e do vermelho (660nm), como representado pelos espetros apresentados.
TULED 20
Controlo eficaz do processo
A Horticultura Vertical consiste numa solução multi-layer em que as culturas se apresentam em prateleiras, umas em cima das outras. Optimizando o espaço.
Através de iluminação de topo ou vertical, a luminária por norma encontra-se a uma distância de 30-50 cm.
Tuled 20 Horti tem topos em aço inox e difusor em policarbonato originando uma luminária robusta com IP68 e IK09.
Contém leds vermelho, azul, infra vermelho e branco, de forma a responder às necessidades de iluminação de várias hortícolas.
Qual a aplicação mais indicada?
Top Lighting
Iluminação direcionada desde o topo de modo a simular a iluminação natural. Apropriada para elevadas distâncias entre a fonte de luz e a planta, visto que tem uma elevada potência luminosa. Tendo em conta as necessidades das plantas, esta luz pode fornecer o complemento ideal tanto de espectro de luz como de intensidade para um crescimento natural, mas optimizado, das plantas. para um crescimento natural, mas optimizado, das plantas.
Inter Lighting
Iluminação direcionada lateralmente de forma a colmatar a região de sombra provocada pelas folhas existentes na planta. Exemplo disso são algumas culturas que se desenvolvem em altura, como o pepino ou o tomate.
Esta opção de “interlighting” colmata a falta de luz onde ela é insuficiente. garantindo que folhas inferiores e interiores permaneçam ativas contribuindo para o crescimento e optimizando a produção.
Permite igualmente uma produção com maior densidade de plantas.
Vertical Farming
Iluminação de topo ou vertical na qual a planta e luminária se encontram a uma distância entre 30-50 cm. A Agricultura Vertical consiste numa solução multi-layer em que as culturas se apresentam em prateleiras, umas em cima das outras. Optimizando o espaço.
O modo compacto em camadas deste método abdica completamente de qualquer luz natural. Permitindo o controlo completo e eficaz de todas as fases do processo.